terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Criando um .bashrc no Slackware

Olá pessoal,
Depois de "alguns" acessos a mais, graças ao nosso amigo br-linux.org eu obtive mais de 500 acessos somente de ontem para hoje, estou criando um post para o pessoal que usa Slack e, como eu, sentiram falta no começo de um .bashrc para poder colocar seus alias e algumas particularidades de seus usuarios. Entaum vamos lá:

Para criar um .bashrc, temos que criar antes 1 arquivo chamado .bash_profile
Com seu editor favorito crie-o e insira as seguintes linhas:

if [ -f ~/.bashrc ]; then
. ~/.bashrc
fi

PATH=$PATH:/bin
BASH_HEV=$HOME/.bashrc
USERNAME=""
export USERNAME BASH_HEV PATH


Agora salve e saia.
Depois de ter feito isso, podemos criar o nosso .bashrc e inserirmos nele o que queremos, por exemplo no meu .bashrc tem o seguinte:

source /usr/bin/funcoeszz
export ZZPATH=/usr/bin/funcoeszz
alias l='ls -lah'
alias ls='ls --color'
alias vi='vim'
alias xterm=' xterm -fg white -bg black -ls'
alias sshfederal='ssh -X dcz06@dupond.inf.ufpr.br'
alias firefox2='sh /opt/firefox/firefox'
alias xspim='xspim -exception_file /usr/local/lib/exceptions.s'
alias vbaexpress='/usr/bin/vbaexpress'
alias startx='startx &'


E é isso, por hoje é soh pessoal. Amanhã pretendo colocar mais coisa, dessa vez algo mais interessante. E obrigado pelo acesso e pelos comentários.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou adorando o blog!! Está me ajudando muito quando vou mexer no linux!
Beijos,
Ariane Gonçalves

buscapé

dell
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar