quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Ipod Shuffle no Slackware


Olá Pessoal!
Depois de uma demora e uma briga com a Net (diga-se Virtua), finalmente voltei a atualizar este Blog/Site.
Hoje pretendo postar aqui algo mais interessante, como abandonar de vez o Windows e o iTunes e fazer seu Ipod funcionar somente com o Linux. Este Ipod, foi um presente de um amigo meu que voltou do Japão e me trouxe um Ipod Shuffle de 1GB.
Estes passos foram testados no Slackware 11.0, mas provavelmente funcione em qualquer *nix.
Vamos lá:
O que precisamos?
Simplesmente vamos baixar um cara chamado gtkpod e um outro chamado libgpod.
Para isso acesse: Gtkpod e LibGpod.
Baixe as ultimas versões e mande ver na instalação.
Nada mais complicado do que um ./configure && make && make install .
Isto vai instalar a interface para acesso ao seu Ipod.
Mas não é só isso, precisamos antes de acessar o Ipod, monta-lo como qualquer dispositivo usb de storage no Linux.
Primeiro, loguei como root, e criei a pasta /mnt/ipod
Depois eu alterei a permissão da pasta para total:

root@Anakin:~# chmod 777 /mnt/ipod/

Depois disso, ainda como root, alterei meu /etc/fstab e inseri essa linha:

/dev/sda /mnt/ipod vfat noauto,user 0 0

O que estou dizendo ali é para montar o dispositivo que está localizado em /dev/sda na pasta /mnt/ipod com o tipo vfat com o grupo user como dono. O resto são configurações que não vem ao caso agora.
Mais pra frente eu explico direitinho o que é cada configuração.
O que importa é o seguinte:
Nós criamos uma pasta de montagem padrão para o Ipod, e demos acesso total a ela, INCLUSIVE de montagem para qualquer usuário, ou seja, eu posso, e devo montar este dispositivo como meu usuário, assim eu posso escrever e deletar o que eu bem entender no meu Ipod.
Agora, vamos montar o Ipod:

zimmermann@Anakin:~$ mount /mnt/ipod/

Agora, vamos abrir o nosso amigo gtkpod:

zimmermann@Anakin:~$ gtkpod&

Aqueles que já utilizavam o iTunes, devem se sentir um pouco familiarizados com este software. Muito fácil de utilizar.
Não se preocupem com a pergunta inicial de modelo de Ipod, basta inserir o mais próximo de seu modelo. Isto a princípio para mim, não alterou em nada minha utilização.
Depois é só utilizar os botões e adicionar músicas e/ou vídeos.
Antes, é só adicionar a localização de onde está montado o dispositivo.
PS: Obtive alguns problemas em adicionar músicas em meu Ipod quando ele já estava com algumas músicas inseridas pelo iTunes. Caso alguem possua este problema, basta zerar todas as músicas e/ou vídeos e iniciar do zero com o gtkpod. pelo menos comigo funcionou dessa forma.
Depois de adicionado tudo, basta dar um Save, e desmontar o dispositivo:

zimmermann@Anakin:~$ umount /mnt/ipod/


Bom pessoal, por hoje é isso, obrigado pelo acesso, sugestões. críticas, sugestões e/ou correções são bem vindas.
por hoje é só. Valeu.

Um comentário:

Anônimo disse...

opa!
no ubuntu eu meti o da minha prima
e na hora funcionou kra! de boa.

buscapé

dell
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar