domingo, 27 de maio de 2007

Transformação de arquivos RMVB para assistir em DVDs

Olá Pessoal!
Depois de um longo tempo sem ter tempo para atualização, consegui finalmente arranjar uma folguinha e postar um novo artigo.
Estou ultimamente muito atarefado e também com a corda no pescoço com o prazo de entrega do jogo, mas consegui achar esta folga aqui.
Como ninguem é de ferro, eu tinha que achar um tempo e uma forma de abstrair um pouco do trabalho e das linhas de código em C++ e SDL com algo. A solução que consegui para melhor me adaptar foi assistindo algumas séries.
Como eu não tenho dinheiro o suficiente, e nem coragem diga-se de passagem, para gastar cerca de 100 reais num box contendo 6 DVDs de Lost, resolvi baixar os episódios via internet mesmo.
Tudo perfeito, a maioria dos arquivos em formato RMVB rodam muito bem em meu computador e em FullScreen sem nenhum problema também.
Mas como assistir num computador ou num notebook não é a melhor coisa do mundo, resolvi tentar transformar o arquivo em formato de DVD (mpg no meu caso).

Para transformação do arquivo utilizei o mencoder com as seguintes opções:

mencoder -oac lavc -ovc lavc -of mpeg -mpegopts format=dvd -vf pp=lb,scale=720:480,harddup -srate 48000 -af lavcresample=48000 -lavcopts vcodec=mpeg2video:vrc_buf_size=10000:vrc_maxrate=9800:vbitrate=5000:keyint=18:acodec=ac3:abitrate=192 -ofps 30000/1001 -o ARQUIVO_DE_SAIDA.mpg ARQUIVO_DE_ORIGEM.rmvb

O tipo de arquivo de entrada com esse comando, não precisa ser necessáriamente um rmvb, mas não testei com qualquer outro no momento.


Como meu DVD é um gradiente, ele tinha alguns problemas para ler os arquivos gravados em um DVD pelo K3B. Minha solução foi a seguinte:

Para o DVD ser lido normalmente no aparelho, tive que alterar na forma de gravação do K3b para que fosse um arquivo MSdos.
Esta opção aparece quando se clica no botão BURN->File System->Dos Compatibility

Feito isso basta adicionar o(s) arquivos que deseja e mandar bala na gravação.

Bom pessoal, o que eu queria passar era isso mesmo, espero que funcione e qualquer coisa mail-me e a gente tenta resolver. Fiquem no aguardo que logo logo postarei um jogo completo em SDL. A idéia do jogo seria de um ping-pong como aquele do atari mesmo. Assim que der mais tempo, prometo colocar aqui o código e a explicação.

Obrigado a todos e até a próxima!

8 comentários:

Unknown disse...

olá...vc poderia explicar as opções do MENCODER...para entendermos como fazer =) mas vlw ai =D

Blog do Furacão disse...

E ai Boot, tudo blz?!
Enfim... li o artigo ai... e tenho interesse em fazer isso tb...

Mas tem como incluir as legendas???
Abraço!!!

Marco disse...

Tente o DeVeDe. A versão 3.0 está no forno e já tem suporte a menus:
http://www.rastersoft.com/programas/devede.html

Anônimo disse...

Amigo, mandei um e-mail para vc, pois ainda continuo com duvidas sobre a conversao de RMVB para avi, se puder me dar um help...meu e-mail é asgurgel@uol.com.br

Felipe Augusto disse...

e para converter de .avi, .mpg e .wmv para .rmvb, como eu faria?

valeu!

Anônimo disse...

o formato de saida e .mpg ai como faco pra gravar no k3b em formato de dvd.

Vc usa a opcão de gravar dvd de video ou usa a opcão gravar dvd d dados?

Uma abraco...

Abacate disse...

show de bola testei ate com mp4 e funciona

Blabalabla disse...

o.O

buscapé

dell
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar