domingo, 17 de dezembro de 2006

Alterando o LILO para Gráfico......


Então pessoal,
Mais um domingo ensolarado (raro aqui em Curitiba), eu aqui em casa, pra ser sincero, acabei de acordar. Mas vamos deixar de papo furado, que daqui a pouco a Gata deve estar chegando e eu quero fazer um post pra galera ai.

Vocês já devem ter visto muito pela web ai, algum artigo de como mudar o LILO para aceitar umagens na hora do Boot neh?
E porque o blogdoboot.blogspot.com estaria ensinando a mesma coisa que tem no vivaolinux ou em qualquer link no google, A resposta é a seguinte: Estou postando pois não tenho nada de melhor para postar agora!!!!! Simple Present Continuous, estou colocando aqui, as informações necessárias para que o leitor onsiga pelo menos fazer o LILO entender que ele não precisa ser aquela telinha tosca com dois quadradinhos vermelhos e aquele cursorzinho apontando ainda para uma partição Windows que não existe. Credo, as vezes as coisas não vem como a gente gostaria mais tudo bem, até entendo quendo uma pessoa "normal" gostaria de usar o Windows, para mexer com seus "Softwares Interativos em Tempo Real", mas pra isso eh praticamente a opção de cada um neh? Sei lá, as vezes desejamos gastar tempo com uns tirinhos por aqui, ou sei lá dar uma corridinha ali, não sei, vai da opção de cada um.
Eu mesmo tenho um emulador de Game Boy aqui na minha maquina, mas isso é coisa para um próximo post. Bom, vamos deixar de papo furado e começar.

Primeira coisa: Logue-se como root -> Eu sei que parece meio óbvio mas as vezes as pessoas não percebem que precisa ser como super-user, sei lá :).

Agora, vamos fazer um Backup de nosso arquivo de configuração do LILO. Como eu uso o Slackware, o arquivo esta em /etc/lilo.conf

-> cp /etc/lilo.conf /etc/lilo.conf.ant

OK, agora já temos nosso arquivo de backup pra caso dê algum problema, e acreditem, dá!!!

Agora vamos editar o carinha pra aceitar o nossa imagem. No caso da minha imagem é um bitmap, pelo que eu saibia, o LILO só aceitava bitmaps, mas eu não sei, dei uma olhada por cima de um site na Web e descrobi uns negocionhos interessantes. Teve um cara doido que propôs até fazer um breakout no LILO. Sei lá, não testei ainda. Depois eu testo e posto aqui.

Bom, como inicio, você pode baixar a minha imagem de exemplo. É só alterar o tio dela para BMP. Isso é muito facil de fazer no Gimp, ou pode-se simplesmente renomea-la para .bmp (não testei), mas vamos lah.

Agora vamos alterar o lilo.conf

-> vim /etc/lilo.conf

Lá no começo do aquivo uma linha escrita assim:

message = /boot/boot_message.txt

Comente esse cara, só colocando um # no início da linha.

Agora insira essas linhas:

boot = /dev/hda
bitmap=/boot/slackware.bmp
bmp-colors=7,,0,9,,0
bmp-table=59,5,1,23,
bmp-timer=66,28,6,8,0


Certo, o que a gente fez, foi só inserir a imagem e definimos o local das escolhas do sistema.
Como se pode perceber, na linha bitmap=/boot/slackware.bmp é o local onde salvamos a imagem. De preferência, coloque as imagens no /boot mesmo, pois é o primeiro local onde o sistema vai acessar durante o boot.
Importante: Essas são as primeiras linhas do seu lilo.conf, dessa forma, o lilo lê o conteúdo certo da sua imagem. As linhas anterioras a esta configuração, podem estar comentadas, só nãopode ter alguma linha chamando algo antes.

E pronto!!!!
Agora que jah fizemos as nossas alterações, podemos gravar o lilo para que ele rode tranquilamente em nossa máquina.

Basta digitarmos:

-> lilo

Certo pessoal, mais pra frente eu vou atualizando esse blog e a gente vai colocando mais algumas coisas pra vcs. Pretendo ainda dizer como fazer o framebuffer funcionar no Slack e mais algumas coisinhas de configurações. Falow e até mais.

Olha soh, pra quem tah curioso pra ver o breakout, pode clicar aqui.

2 comentários:

Jardel disse...

Fiz o tutorial , deu beleza,
meus parabens pelo blog.

Anônimo disse...

necessario verificar:)

buscapé

dell
Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar